Sign In

Diretoria pela Segurança e Saúde Ocupacional

A Empresa Publicado em 20/10/2021

O Programa Energia, Segurança e Saúde Ocupacional está sendo implementado em todas as empresas Eletrobras, rumo à excelência em Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está se destacando. Como patrocinadores e agentes por uma cultura prevencionista, todos os seis diretores da Companhia estão participando ativamente de uma agenda mensal de Reuniões de Análise Crítica e também nas Reuniões da Diretoria Executiva, fazendo acompanhamento e deliberações sobre a implementação do Programa na Casa.


A ação está alinhada ao pilar "Valorização das Pessoas", do PDNG 2020-24, promovendo a internalização de uma cultura de segurança e saúde ocupacional. Além disso, está também associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 – "Trabalho decente e crescimento econômico" – da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.


 "O Programa é fundamentado em 4 pilares: Governança, Liderança Eficaz, Ferramentas de Prevenção e Gestão de Riscos Críticos", explicou Rocely Diniz, gerente do Departamento de Saúde, Segurança e Bem Estar no Trabalho, que complementou dizendo que "todos os pilares estão em implementação, mas em relação à Governança, a Chesf já está tirando nota dez".


No pilar Liderança Eficaz, a Chesf está atualmente realizando a formação de multiplicadores no Risk Factor, metodologia que usa a psicologia afetiva para sistematicamente melhorar segurança, saúde e bem estar. "O objetivo é diminuir nosso limite de riscos aceitáveis através de esforços conscientes e deliberados nas decisões e ações diárias", comentou Rosely.


No último dia 5 de outubro, foi realizada a capacitação de uma turma em EAD, com uma turma presencial em Paulo Afonso, e, nesta semana, a ação acontece no Recife, também na modalidade presencial.


A implementação está sendo conduzida pela Dupont, consultoria classificada pelo 5º ano consecutivo como a principal marca mundial de consultoria de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), pela empresa de pesquisa independente Verdantix.